
Bem-vindos!
Este blog representa um espaço de reflexões, compartilhamentos de saberes e experiências relacionadas à construção de novos percursos metodológicos, estratégias e habilidades que possam contribuir para a formação docente, e, por conseguinte, para a melhoria de nossas práticas didático-pedagógicas na atual conjuntura.
Sou Mitia Risi, professora de Língua Portuguesa e, atualmente, supervisora de um grupo de licenciandos pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - FALE - UFAL/2020-2022).
Nossa equipe, formada por onze pibidianos, compõe o subprojeto Pibid de Língua Portuguesa da Ufal (Maceió), cujo foco refere-se à abordagem dos multiletramentos em Língua Portuguesa.
Que tal um espaço para compartilharmos nossos estudos e nossas experiências didático-pedagógicas? Pois é! Estamos aqui. Somos os novos pibidianos.
Primeira reunião, dia 8 de novembro de 2020
Primeira reunião com os coordenadores, em 18 de novembro de 2020
Se houve um tempo em que se podia debater sobre a influência das mídias digitais (tanto as físicas quanto as virtuais) para os processos educacionais, no atual panorama mundial, parece irrefutável a necessidade de a escola repensar seus currículos, levando em conta que o ensino a distância passou a ser uma necessidade.
Notadamente, essa modalidade de ensino suscita novos modos de letramentos, uma vez que as interações, bem como as atividades que se processam nos ambientes digitais pressupõem outras habilidades além da capacidade de utilizar os dispositivos móveis para interagir nas mídias virtuais. Quanto a isso, tornou-se pertinente ponderar sobre a importância dos multiletramentos no âmbito educacional na atual conjuntura. Na área relacionada ao ensino da linguagem, por exemplo, nunca se fez tão evidente a importância do Pedagogia dos Multiletramentos.
Ante esse panorama, em nossa primeira reunião, foi possível refletir sobre as novas demandas referentes à formação e à atuação docente, tendo em vista a variabilidade da linguagem e dos modos de interação possíveis na atual conjuntura.
Mesmo se tratando de um espaço virtual de apresentação dos Supervisores e dos Coordenadores, a ocasião foi proveitosa para pontuar e refletir sobre os problemas que buscamos superar no contexto das escolas em que atuamos.
Debatemos sobre questões relativas aos planos de ensino, projetos em andamento, métodos e práticas didático-pedagógicas, bem como acerca das tecnologias utilizadas nesse panorama.
Refletindo sobre essas dificuldades que enfrentamos, foi possível compartilhar nossas experiências em relação às aulas e às formas de comunicação que temos utilizado. Logo, foi favorável a troca de ideias e, sobretudo, a reflexão que levantamos sobre novas possibilidades de articulação entre a universidade e a escola, destacando as vantagens advindas desta conexão.