
Bem-vindos!
Este blog representa um espaço de reflexões, compartilhamentos de saberes e experiências relacionadas à construção de novos percursos metodológicos, estratégias e habilidades que possam contribuir para a formação docente, e, por conseguinte, para a melhoria de nossas práticas didático-pedagógicas na atual conjuntura.
Sou Mitia Risi, professora de Língua Portuguesa e, atualmente, supervisora de um grupo de licenciandos pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - FALE - UFAL/2020-2022).
Nossa equipe, formada por onze pibidianos, compõe o subprojeto Pibid de Língua Portuguesa da Ufal (Maceió), cujo foco refere-se à abordagem dos multiletramentos em Língua Portuguesa.
Que tal um espaço para compartilharmos nossos estudos e nossas experiências didático-pedagógicas? Pois é! Estamos aqui. Somos os novos pibidianos.
Em nossa segunda reunião com o grupão, nossos coordenadores, Andrea e Fernando, propuseram uma discussão sobre a concepção de língua que mediará nossos projetos.
Entendemos que, no ensino de língua materna, estamos diante de um longo processo de transformação, considerando, além da revolução digital pela qual passamos, a relação entre os avanços teóricos e os métodos utilizados pelos professores de Língua Portuguesa.
Na ocasião, discorremos sobre as contradições decorrentes do ensino de LP fundamentado, prioritariamente, em estudos gramaticais, em detrimento dos fenômenos enunciativos. Ponderamos, com isso, sobre as incoerências provenientes do ensino baseado no reconhecimento da língua considerada como legítima, que prioriza as regras da norma culta.
Finalmente, apreendemos os pressupostos teóricos que consideram as variações linguísticas como fenômenos próprios da língua, que estão alicerçadas nas diversas intenções comunicacionais.